segunda-feira, 17 de outubro de 2011

dia do professor by Estel@

Luiza era igual a qualquer criança, esperta, travessa e curiosa, que gostava de estudar, de desenhar e de ir à escola.
Tinha 7 anos e estava na fase das descobertas e o do aprendizado da vida.
Levantava cedo, e depois de um bom café, lá ia ela toda faceira com seu uniforme de saia de pregas azul e blusa branca de gola engomada e bem passada.
Luiza andava até sua escola, passando pela praça da Matriz, sempre observando os bichinhos feitos de cedrinho, os passáros a cantar e as nuvens no formato que via a sua imaginação.
Só quando escutava as portas das lojas começando a abrir, e o cheiro de pão quentinho da padaria é que ela voltava à realidade, e corria para não chegar atrasada.
Passava na casa da amiga Aninha, e subiam juntas para a escola, um prédio grande e suntuoso como eram as escolas estaduais.
O sino chamava para as aulas.
Luiza gostava muito de enfeitar seus cadernos, com decalques, figurinhas que se colavam no cabeçalho do caderno, e com uma boa letrinha escrevia o nome da escola e o seu nome, sua identificação com a escola.
D. Pitita entrava, todas se levantavam e davam o bom dia professora,ritual diário de respeito e admiração.
Cantava-se o Hino Nacional.
Era hora de aprender!
Com a dedicação de um sacerdócio, D. Pitita abria a cartilha "Caminho Suave", e ensinava o b a ba, passando para todos seu saber e dever, construindo um futuro de luz da sabedoria.
Seus ensinamentos transformavam as aulas numa aventura maravilhosa do aprender, com a sua dedicação de ir de carteira em carteira para ver se a lição foi compreendida.
Dia do professor, era um dia especial!
Luiza ficava inquieta e atormentava a mãe para comprar um presente.
Todos levavam presentes, flores embaladas no celofane com belos laços, cestas de doces embrulhadas para presente, livros, ou apenas uma cartinha escrita
com a letrinha ainda desengonçada, mas com muito afeto e carinho.
Naquela manhã do dia 12 de outubro, Luiza toda orgulhosa levou um lindo bolo confeitado com cravos de glassê cor de rosa, e com a dedicatória de " Feliz Dia do Professor".
Era um jeito de agradecer a tão importante presença do Professor na vida de cada um.
A Professora saiu de cena, mas no seu coração e pensamento a cena será eterna.
Saudade da minha mãe, professora por 38 anos, que professou a sua vocação para ensinar, e também aprender.


Um comentário:

Terra dos Aromas disse...

Ficou muito lindo tudo isso aqui :) bju